GUIA DO MÁGICO PROFISSIONAL
Compilação de Sandro Braga
Proibida a cópia para fins comerciais. O infrator será punido de acordo com a legislação vigente no Brasil.



INTRODUÇÃO

    Magia ou prestidigitação é a arte de apresentar efeitos aparentemente inexplicáveis para entreter ou estimular a capacidade imaginativa das pessoas. Qualquer adulto ou criança pode executar mágicas usando materiais caseiros, ou de fácil obtenção.

    Para apresentar um show de mágicas, o prestidigitador deve basicamente dispor de uma mesa, uma cadeira e uma valise pequena com compartimentos internos onde possam ser guardados de forma organizada os materiais que vão ser utilizados nos truques.



    O material usado varia de acordo com os truques que vão ser apresentados. Cartas de baralho, moedas, papéis, copos (de preferência de plástico ou resina, para evitar acidentes), lenços, bolinhas, lápis ou caneta, etc, são materiais usados em uma infinidade de truques.

    Se quiser se vestir "à caráter", providencie um paletó e uma cartola, ambos da mesma cor. O paletó deve ter bolsos por dentro, o que será muito útil quando se precisar fazer sumirem ou aparecerem objetos. Os bolsos da calça também terão a mesma utilidade. As mangas da camisa e/ou do paletó devem ser folgadas para permitir que possam ser escondidos objetos pequenos e estreitos por dentro delas.
   
     Para um efeito mais eletrizante, uma trilha sonora pode ser incluída, usando um aparelho de som, e escolhendo as músicas que combinem com o clima das mágicas que serão apresentadas: música de suspense para os momentos mais misteriosos, música movimentada para números mais descontraídos, música orquestral para os momentos mais grandiosos, e assim por diante.

    O cenário é um componente que dá mais beleza a qualquer espetáculo. Mas apresentações de ilusionismo podem ocorrer em lugares tão diversos como um clube, num auditório, ou até na sala de uma residência, nem sempre o mágico poderá contar com recursos cênicos faustosos, como iluminadores manejando canhões de luz em várias cores, estereoramas projetados no cenário, cortinas móveis, nuvens de gelo seco, etc. Mesmo assim, a apresentação pode ser igualmente eficaz, bastando que o mágico seja talentoso na forma de interpretar seu papel de mágico, com expressões faciais e movimentos apropriados para o clima de cada mágica, (por exemplo, incorporando um ar de mistério quando vai executar o movimento-chave de uma mágica), e use a imaginação para criar uma maneira de se apresentar que combine com sua própria natureza, o que poderá trazer uma nova forma de apresentação totalmente nova e pessoal.

    Antes do show, faça um roteiro ou script, indicando o que você vai falar e fazer, e a ordem dos números que vão ser apresentados. Quanto aos engraçadinhos que fazem perguntas ou observações para desconcertar o mágico, do tipo "Ah, mas essa mágica eu já conheço", ou "Você está escondendo alguma coisa aí atrás!" , devem ser encaradas com naturalidade, sem que seu modo de agir seja afetado por isso. Aliás, esta é a regra básica de todo artista que lida com público - Não se afetar nem com aplausos, nem com vaias ou chacotas.

    Ensaie exaustivamente cada truque diante do espelho, até ter certeza de que está seguro de como executá-lo. A platéia sempre deve se sentar à frente da mesa, e nunca dos lados. Durante a apresentação, você pode escolher um espectador para ajudá-lo em algum truque. Isso torna a platéia mais excitada. Pratique bastante cada truque diante do espelho, e se possível dê sua versão pessoal à execução do truque, inventando novas formas de apresentá-lo.

    Nunca diga qual será o efeito do truque antes de executá-lo, e nem fique repetindo o mesmo truque só porque pediram. A surpresa é uma peça-chave para o sucesso da mágica.

    A última recomendação: sempre se atualize sobre novos equipamentos mágicos junto à fornecedores (vide última página), e pesquise sempre em livros e mesmo na Internet sobre textos que ensinam novos truques ou novas formas de fazer truques que você já conheça. A magia é uma arte em eterno estado de transformação e aperfeiçoamento, e o bom mágico deve estar sempre a par desta evolução.