Jogo dos Copos 

Efeito

     Três copos e três  bolinhas  são  apresentados.  As bolinhas  passam  para  dentro,  ora  de  um, ora  de   outro  copo;  reunem-se ou separam-se de modo misterioso e incompreensível.


Preparação

  São necessários 3  copos opacos  e  4  bolinhas  (de espuma, isopor, etc). No início  da  apresentação  são mostrados os 3 copos juntos,ou seja, um dentro do outro. No copo do meio ficará  uma  bolinha, fig. 1, e as outras três do lado de fora. É  importante saber que o público deve desconhecer a  existência da  quarta bolinha.   

      

                                  
Execução

    Segure os copos com a mão esquerda com a abertura dos mesmos voltadas para cima (fig 2). Com a mão direita, tome o  primeiro  copo  de baixo, pelo fundo, virando-o rápido, coloca-o de boca para baixo,sobre a mesa, fig. 3. Faça o mesmo com os outros copos. Desta forma a quarta bolinha que se encontra no copo do meio não aparecerá. Em seguida espalhe as 3 bolinhas,cada uma na frente de um copo, fig. 4.





    Pegue uma  das  bolinhas  e  coloque-a em cima do copo do meio, fig. 5.Tome o copo do lado e cubra esta bola,figs. 6 e 7. Levante estes dois copos juntos, para que o público veja  a  bolinha na mesa. Tendo, assim,a impressão de  que  a  bolinha atravessou o copo.
 


    Temos agora sobre a mesa, um copo vazio e uma bolinha. Na mão esquerda os dois copos encaixados, mais a bolinha oculta dentro do que está embaixo. Repita o Passo 1.  Isto  é,  tome  com  a mão direita o copo de baixo, e vire-o rápido  sobre a bolinha que está sobre a mesa (fig. 6).



    Tome uma bolinha da mesa, coloque-a sobre o copo que cobre as 2 bolinhas. Cubra tudo com um segundo copo, fig. 7. Levante os dois copos juntos, como fez antes, para que o público veja que esta bolinha também atravessou para  baixo  do copo.
    Repita o passo anterior, isto é, tome  com  a mão direita o 
copo de baixo, que está na  mão  esquerda e o emboque sobre as 2 bolinhas que estão na mesa, ficando como mostra a fig. 9. Pegue a última bolinha da mesa, coloque sobre o fundo do copo que cobre as 3 bolinhas. Cubra, como fez antes, a  bolinha com um dos copos da mesa. Um toque no fundo, erga os dois copos juntos e aparecem agora as 3 bolinhas que misteriosamemte foram, a vista do público,atravessando o fundo dos copos e estão agora reunidas. Pegue as 3 bolinhas e as coloque na  posição da fig. 1, inicial.



    O mágico está com os dois 
copos na mão, e a quarta bolinha entre um e outro. Os  copos serão colocados na mesa, mas de forma  que  a bolinha fique na mão do mágico sem que o público veja. Para isso, proceda da seguinte forma: Antes  de  os colocar na mesa, inverta a  posição  dos  mesmos,  ou seja, passe o de cima para baixo, coloque-os de  boca na mão. Assim a quarta  bolinha,  ficará  na  palma  da mão, (fig. 10). Tire o primeiro copo e  coloque  na mesa, coloque agora o segundo também, e no momento em que voce retirá-lo da palma da mão, vire o dorso desta para o público, segurando então a bolinha,  aí  oculta.
   Pede para que um espectador aponte 2 bolinhas. O mágico pega as duas bolinhas com a  mão que tem a quarta bolinha  escondida,  e  as  coloca  na mão do espectador. Mande que ele  feche  a  mão.   É claro que o espectador tem certeza que em sua mão estão apenas 2 bolinhas.
    Pegue a bolinha que restou na  mesa  e coloque em cima do 
copo do meio,  e  cubra  com outro copo, fig. 11. Levante os dois copos, o  público  vai  notar que a bolinha não atravessou o copo, aí o  mágico diz: "Bem, a bolinha sumiu! Por favor, abra a mão". E quando o espectador abrir a mão, todos verão que  as 3 bolinhas foram se reunir misteriosamente  dentro  da mão fechada do espectador!