Laranja de Oxalá   

Efeito

    
     Pede-se a um dos presentes que escolha uma carta. Esta carta deverá ser rasgada em vários pedaços e colocados num envelope comum. Um dos pedaços será guardado por um espectador enquanto o envelope é totalmente queimado. Uma laranja intacta é apresentada e logo cortada ao meio. lncrivelmente a carta escolhida é encontrada dentro da laranja faltando um de  seus  cantos. Após a confrontação,  é  constatado  pertencer  a mesma carta queimada.



Explicação   

    Antes da apresentação, a laranja deve ser preparada. Para isso, com uma faquinha faça um orifício do tamanho de um dedo polegar na casca da laranja. Não jogue fora o círculo de casca que foi cortado (figura 1). Com a faca, cave um tubo do tamanho de uma carta de baralho no meio da laranja (fig. 2). Agora, introduza uma carta - depois de rasgá-la em um dos seus ângulos - enrolada de forma que entre pelo tubo feito dentro da laranja (fig. 3). Feche o furo com o círculo da casca que tinha sobrado, de forma que fique bem escamoteado, para que os espectadores não atentem para este detalhe.
    Na hora da apresentação, faça o espectador escolher de um baralho uma carta idêntica á que está dentro da laranja (para saber como fazer isto, vide página 24). Mande que seja rasgada em pedaços e coloque os pedaços em um envelope. Dentro desse envelope esta aquele pedaço rasgado do ãngulo da carta que está dentro da laranja, detalhe que o espectador não deve perceber. O mágico mostra a laranja, explicando que é uma laranja abençoada por Oxalá, vinda diretamente de um terreiro de Umbanda, e que ela tem poderes mediúnicos de reconstituir coisas destruídas.
    O mágico avisa que vai guardar um pedaço da carta rasgada pelo espectador. Retira então do envelope o pedaço escondido da carta da laranja e entrega aos espectadores.  A seguir, põe fogo no envelope e corta a laranja no meio. "Milagrosamente", a carta aparece reconstituída, só faltando o pedaço que está na mão dos espectadores
...