Reconstituição de um jornal rasgado 

Efeito

     O ajudante do mágico entra em cena lendo um jornal, mas o mágico, contrariado, arrebata-lhe  o jornal das  mãos,  rasgando-o em tiras, fazendo uma bola que é devolvida ao mesmo para atirá-la fora, mas o ajudante abre a bola de papéis e com grande alegria para si e a admiração dos espectadores,  o  jornal  aparece completamente reconstituído.

Explicação:

    Pegam-se duas folhas de jornal separadamente. Põe-se um pouco de cola no centro de uma delas e aplica-se a outra por cima de maneira que elas fiquem coladas apenas pelo centro. Dobra-se uma delas amassando-a de maneira a lhe dar a forma de uma bola. A outra folha de papel deixa-se intacta, tendo  colada  no  centro  de um de seus lados a bola preparada da outra.
    O  ajudante, quando entra  em  cena, trás esta folha de jornal aberta na sua frente como se estivesse lendo atentamente. A bola de  papel  preparada  está oculta dos espectadores.
    O artista arrebata-lhe essa folha de jornal. Agora eis como se deve proceder para ser ela rasgada: estende ela aberta na  sua  frente entre as duas mãos estendidas. A bola de papel preparada  deve achar-se oculta do lado do seu corpo. Agora a mão  esquerda segura-a pela parte superior e no meio.  A  mão direita rasga uma terça parte de cima para baixo (a parte do lado direito) sem  entretanto  expôr  a  bola  oculta atrás.
    A tira rasgada  é  sobreposta na  frente do  papel que ficou na mão esquerda. Repete-se o  mesmo  movimento, rasgando agora a outra tira que ficou do seu  lado esquerdo que é posta também na frente da primeira. Agora enrola-se tudo, mas de jeito a amassar unicamente os papéis da folha rasgada, deixando  livre  a bola que continua colada no centro de uma das  tiras  rasgadas. Comprimem-se os papéis o mais que puder, entregando-os ao ajudante. Este, não tem mais do que abrir a bola preparada que será estendida na sua  frente de forma que a bola dos papéis  rasgados  fique  oculta do lado do seu corpo.