Adivinhação com baralho 


Efeito

     O mágico mostra um baralho. Pede-se que um espectador ou mais, escolham diversas cartas, as quais pede-se que sejam colocadas novamente no maço. Pede-se que as embaralhe à vontade. Para surpresa geral o magico, ao tomar nas mãos de novo o baralho, retira dele todas as cartas que foram escolhidas. Mostra-as triunfante!

Explicação


    De um baralho comum, de 52 cartas, eliminam-se todos os DOIS, QUATRO, DEZ, e FIGURAS. Eliminam-se também todas as cartas de OUROS. Com as restantes forma-se um jogo só de PAUS, ESPADAS e COPAS, composto de 21 cartas, exclusivamente dos pontos: ASES, TRÊS, CINCO, SEIS, SETE, OITO e NOVE. Nestas cartas especiais os sinais do centro não têm pares simétricos e, por conseguinte, - desde que uma delas seja voltada - facilmente será reconhecida entre as outras, que se tomou nota de sua posição. Eis como se deve colocar as cartas:

   COPAS - Pontas do sinal do centro para baixo;

   PAUS - Pé do sinal do centro para baixo;
   ESPADAS - Pé do sinal do centro para baixo.

    Depois que uma pessoa tenha escolhido uma carta, ao restituí-la procure colocá-la em sentido CONTRÁRIO àquele em que se achava. Em seguida, folheando o baralho imediatamente será "encontrada" para ser exibida aos espectadores. Evidentemente esta brincadeira pode ser improvisada com um baralho comum, do qual se retiram as 21 cartas necessárias. Caso se queira operar com um baralho preparado, pode-se dispor de dois jogos de 21 cartas cada um - o que parecerá um baralho completo, por conter 42 cartas. Mostradas abertas em leque os espectadores não percebem que existem ali cartas duplicatas...