Ilusões de ótica

     Ilusões de ótica são efeitos visuais causados por imagens que provocam certas sensações em nosso cérebro e faz com que visualizemos coisas de forma diferente da real. Nossos olhos e a forma como eles se passam as informações visuais recebidas para o cérebro - através do nervo ocular - podem fazer com que tenhamos a sensação de que estamos vendo algo que não estamos realmente vendo.
    Um destes efeitos é o causado pela impressão da luz na retina ocular. A retina é a parte do olho responsável pela captação de luz, e suas células enviam as informações sobre essa luz que entra através da pupila para o cérebro, que interpreta isto sob a forma de formas e côres, e nos faz enxergar a imagem.
    Nem todos os animais captam a imagem da mesma forma que os seres humanos. Cães e bovinos enxergam apenas algumas côres. Os  touros não captam a côr vermelha. Logo, nas touradas, não é o fato do pano que o toureiro balança a sua frente que o provoca - mas sim o fato de o toureiro estar a sua frente balançando algo. Insetos tem olhos estruturalmente diferentes dos nossos e dos outros bichos. As môscas tem olhos com muitas subdivisões, de forma que o que ela enxerga deve ser algo parecido com um mosaico. As aranhas tem vários pares de olhos.     Por isso, cada espécie de animal vê uma mesma imagem de uma maneira diferente.  Nós vemos da forma como nosso cérebro interpreta os sinais de luz que nossos olhos captam. A ilusão de ótica ocorre quando essa forma de interpretação não corresponde à realidade.

Apresentação

    Imprima as imagens abaixo. Numa apresentação de números mágicos, elas podem ser usadas 
não exatamente como um número de prestidigitação, mas sim de efeitos. O mágico inclusive pode explicar o porque de cada efeito visual que a imagem provoca. Ou seja, deixando claro que neste caso, a "mágica" ocorre por característica dos nossos olhos e da forma como o cérebro interpreta as informações recebidas por eles, e não por algo misterioso ou inexplicável.
   




    Pergunte aos espectadores se o que estão vendo acima são círculos ou uma espiral. A resposta certa é a primeira. A sensação, porém, é a de que é uma espiral, por causa do fundo com imagens quadriculadas que "engana" a vista.


   
   
    Mostre a imagem acima com os dois grupos de circulos. Pergunte qual dos círculos centrais é o maior. Os espectadores provavelmente responderão que é o da direita. O da es­querda parece menor. Na realidade, são do mesmo tamanho, mas a vista é iludida pelo costume das pessoas de calcular o tamanho dos objetos comparando-as com o que está em volta.