O mistério das horas 

Efeito

    Pede-se a um espectador que pense num número qualquer de um relógio de pulso ou de parede que esteja disponível no local da apresentação. O mágico começa a bater com uma caneta, lápis ou vareta nos números do relógio, aparentemente ao acaso. Entretanto, o espectador vai contando em silêncio à medida que o mágico vai batendo, começando a contar a partir do número escolhido. Por exemplo, se  escolheu 4, contará as batidas a partir do 4. Quando chegar a 20, deve mandar o mágico parar de bater. Incrivelmente, quando o mágico parar de bater, a caneta estará em cima do número pensado pelo espectador.

Execução

    As primeiras oito batidas são feitas ao acaso. A nona é sobre o número 12. A partir desta, as seguintes são feitas no sentido anti-horário, a partir de 12. Assim, a próxima batida será o 11, depois no 10, no 9, e assim por diante. Quando o espectador manda parar, o lápis está sobre o número escolhido.
    No mesmo exemplo citado acima, em que o espectador escolheu 4, as oito primeiras batidas ao acaso dadas pelo mágico serão contadas pelo espectador como 4,5,6,7,8,9,10,11. Restarão então mais 9 batidas antes que o espectador mande o mágico parar de bater.  Essas 9 batidas serão dadas a partir do número 12 do mostrador do relógio, seguindo então o sentido anti-horário: 11, 10, 9, 8, 7, 6, 5, até que finalmente a caneta bate no número 4 quando o espectador manda parar as batidas  (em sua contagem, ele chegou ao 20)