Levitação de um palito de fósforo 



    Neste truque, o mágico apresenta um desses palitos de fósforo de papel e levita-o na palma da mão, sem usar nenhuma espécie de fio.
    Para fazer isto, antes da apresentação o mágico deve inserir dentro do palito de papel um arame bem fino ou agulha, de forma que fique totalmente escondido dentro do corpo do palito.  Talvez seja necessário separar o cabo de papel do palito em duas partes, puxando uma ponta a partir do fundo do palito (a ponta oposta à cabeça do fósforo). Coloca-se o metal junto de uma das partes, passa-se uma cola e cobre-se com a outra, colando tudo firmemente até que o palito fique com a aparência normal. 
    Em outra mão, fica empalmado um pequeno mas poderoso imã. Na hora do espetáculo, o mágico apresenta o palito de papel e coloca-o sobre a palma de uma mão. Coloca a outra mão (que tem o imã) sobre o palito, a uns 10 cm de distância dele.  A medida que vai aproximando a mão, o palito deve levantar-se atraído pelo imã. Os movimentos da mão que tem o imã devem ser ensaiados para parecerem os mais naturais e sutis possíveis, e não haver a impressão que o fósforo levanta simplesmente porque a outra mão chega perto.  O público não tem como desconfiar que usou-se um imã, já que o palito é de papel.