O quadro assombrado 

Efeito

     O mágico entrega a um espectador um quadro de ardósia; esse quadro tem escrito a giz um ponto de interrogação. Depois pede a alguém que diga um número de três algarismos. Alguém diz 671. Esse número é anotado num papel por um outro espectador. Ao fim de algumas operações aritméticas, como a inversão do número, a subtração e a adição, alcança-se o resultado final de 1089. O espectador que está com o quadro apaga o ponto de interrogação e aparece no quadro, como se tivesse sido escrito pela mão de um espírito, o número 1089, com toda a nitidez.

      
Execução:

    Antes da apresentação, deve-se escrever no quadro com um bocado de cera incolor o número 1089 (não muita cera, para não aparecer). Depois desenha-se com giz um ponto de interrogação sobre toda a superfície do quadro. Depois de ter preparado o quadro, pode entregá-lo a qualquer espectador.

As operações a serem feitas durante a mágica são estas:

671 (o número escolhido)
- 176 (inversão do número)
495 (diferença entre os dois números)
+ 594 (inversão da diferença)
1089 (adição dos dois números)

Seja qual for o número de três algarismos escolhido inicialmente pelo espectador após a execução das operações, o resultado é sempre 1089. Mas o número escolhido pelo espectador tem de ser de tal ordem que se possa subtrair dele a sua inversão (671-176). Se o resultado da subtração for só de dois algarismos, põe-se um’ zero à frente, que no inverso do número fica no fim. Quando o espectador apaga o ponto de interrogação, o pó do giz se adere à cera e o resultado final (que você sabia já de antemão) toma-se visível.