FÓSFOROS DE PITÁGORAS
                                

 
    O executante pega uma caixa de  fósforo  e  retira dela 20 palitos e entrega-se a um espectador.  Esse espectador tem que repartir os 20 palitos entre si e mais duas pessoas, da seguinte forma:
    O espectador conserva para si alguns palitos (mas nunca mais de 9 palitos ); a seguir, oferece a outro  espectador também alguns palitos  ( não mais de nove ). Os restantes (seja qual for o número), serão  dados  a um terceiro espectador. O operador,  que  se  achava  ausente,  indicar com a maior exatidão quantos palitos retêm o primeiro espectador, assim como quantos foram oferecidos ao segundo e o terceiro espectador.
    Para conseguir este resultado  ele  pede  simplesmente ao primeiro espectador fazer  a  seguinte  operação: deve duplicar o número de palitos por si guardado, que adicione 1, multiplique por 5 e em seguida junte os palitos que foram entregues ao último espectador.
    Feito isto, que nomeie o resultado obtido. Para saber quantos palitos tem cada espectador, basta subtrair 5 do resultado dado. A primeira cifra, indicará o número de palitos retido pelo primeiro espectador. Quanto aos palitos oferecidos ao último espectador, não há  cálculo nenhum a fazer. Basta saber quantos  palitos  faltam para completar o número 20.

Exemplo:

    Suponhamos que o primeiro espectador, que recebeu os 20 palitos tenha retido para si, 4 palitos, que tenha oferecido a um seu vizinho 7 e os restantes, que seriam 9, entregues a um espectador.
Operação:
                
4+4 = 8
8+1 = 9
9x5 = 45
  
    O resultado dos 4 palitos retirados foi de 45. Agora ele adiciona os 7 palitos oferecidos  ao  seu  vizinho, produzindo assim 52, cujo resultado é  nomeado em voz alta.
    O operador mentalmente subtrai 5 de  52  obtendo 47. Assim, dirá que o primeiro  espectador  tem  4 palitos, o segundo 7 e como faltam 9 para completar o numero 20, dará aquele número como sendo os palitos entregues ao último espectador.