O cordão indestrutível  

 

  Para esse truque, muna-se de um cordão,  um retângulo de cartolina e uma tesoura.  Faça duas dobras ao longo da cartolina de forma que fique como  mostra a figura 1.  Quando apresentar o truque, mostre a cartolina e coloque a corda nela como está na figura.  Dobre o alto do papel (seção A) para baixo, a seguir dobre a seção C por cima de A. 



Quando você dobra a seção A e a C por cima, sem que o público perceba, use seu polegar para levantar o centro da corda como demonstrado na figura 2.  Mantenha a cartolina firmemente segura para que este pedaço da corda não deslize para dentro. 




Segure a cartolina como na figura 3, certificando-se de que a face em que aparece o centro da corda está voltada para você, e o público não está vendo-a. 





Corte a cartolina no meio, como mostrado na figura 4, passando a lâmina da tesoura por baixo da corda. Assim, somente o papel é cortado, e a corda fica intacta. Retire a corda lentamente.  A cartolina pode ser examinada, e ver-se-á ter sido realmente cortada em duas metades.