Levitação de uma pessoa sentada

             


    A levitação de uma pessoa sentada pode ser feita de duas formas: com equipamento adequado ou sem aparelhagem extra.
    A levitação mostrada na foto acima pode ser feita com o auxílio de fios invisíveis que içam a pessoa da cadeira, ou com uma base transparente que sobe a partir do assento da cadeira, levantando o corpo da pessoa. Obviamente, só pode ser realizada em um palco com recursos cênicos que permitam a instalação e manobra desses equipamentos por assistentes escondidos nos bastidores.
     No caso de usar fios e cabos, a pessoa que está na cadeira já tem que estar com os fios presos ao corpo quando aparece sentada no palco. Os fios estão suspensos por engrenagens escondidas acima do palco. Nos bastidores, um ou mais assistentes do mágico controlam os fios. Isso pode ser feito manualmente ou, se o teatro ou casa de espetáculos onde está sendo feita a apresentação permitir, através de botões ou alavancas que possibilitam o controle das engrenagens. A pessoa que está sentada começará a levitar quando os fios forem puxados para cima.
    Além desta forma de realizar o número da levitação, há também outra, onde não só a pessoa, mas também a cadeira levita. No video disponível abaixo, pode-se visualizar melhor como são executadas estas duas formas de realizar o truque.
    Para saber onde encontrar os fios e equipamentos apropriados, consulte a lista de fornecedores ao final deste guia.  Os próprios fornecedores fornecem as instruções de instalação e manobra de cada equipamento específico (as instruções variam de modelo para modelo).
    Há, porém, uma maneira de realizar este truque sem equipamentos extras. Basta que 5 pessoas da platéia aceitem participar do truque. É apresentada da seguinte forma: um espectador senta numa cadeira no palco, o mágico chama quatro outras e manda que tentem levantar a cadeira, o que só conseguirão com esforço. O mágico então anuncia que vai levitar a cadeira com o espectador sentado nela. Manda cada um dos outros quatro espectadores colocar apenas dois dedos no corpo do que está sentado. O mágico começa a mentalizar e, à uma ordem do mágico, conseguem levitar a pessoa da cadeira, deixando a platéia estupefata.
    Para realizar este feito sem maiores dificuldades, o mágico chama um grupo de cinco pessoas, que serão dirigidas por ele, utilizando-se uma cadeira pequena, de encosto reto, preferivelmente sem braços. O mágico pede que a pessoa de maior peso corporal senta-se na cadeira. A seguir, chama duas outras pessoas da platéia e pede-as que fiquem de pé, atrás da cadeira, uma de cada lado, e duas outras na frente, perto dos joelhos da pessoa sentada. Esta não terá nada a fazer senão conservar-se sentada, sem tentar cooperar, resistir ou exercer qualquer atividade. Os outros quatro participantes realizarão uma série de movimentos no ritmo que o mágico vai ordenar. Estes movimentos são simples e se dividem em duas partes. O participante 1, adiante e à direita da pessoa sentada, coloca a mão direita sobre a cabeça dela. O participante 2, à direita e atrás da pessoa sentada, põe a mão direita sobre a mão direita do participante 1. O participante 3, à esquerda e atrás da pessoa sentada, coloca a mão direita sobre a máo direita do participante 2 e o participante 4, adiante e à esquerda da pessoa sentada, coloca sua mão direita sobre as outras mãos. Há, pois, quatro mãos direitas colocadas uma sobre a outra. Então o participante 4 põe a mão esquerda sobre o dorso de sua mão direita. O participante 3 coloca a mão esquerda sobre a pilha de mãos e o mesmo fazem os participantes 2 e 1. Esses movimentos devem ser repetidos várias vezes até poderem ser executados com facilidade, de maneira rítmica. Uma vez estabelecido o ritmo, realiza-se outra série de movimentos. Quando o mágico, após a execução da primeira série de movimen­tos, gritar ‘Tirar”, os participantes 1, 2,3 e 4 tiram rapidamente as mãos da cabeça da pessoa sentada, esticam as mãos de palmas para baixo e as colocam da seguinte maneira: O participante 1 põe os dedos indicador e médio sob o joelho direito da pessoa sentada, o participante 2 os coloca sob a axila direita dela, o participante 3 sob a axila esquerda, e o participante 4 sob o joelho esquerdo. Esses movimentos também devem ser treinados até poderem ser feitos suavemente. O mágico começa a mentalizar e estender a mão em direção ao grupo. Quando o mágico gritar “Levitar”, os quatro participantes poderão facilmente erguer no ar a pessoa sentada. Antes de o experimento ser realizado, o mágico deve colocar os quatro participantes nos lugares indicados e ordenar-lhes que tentem levantar a pessoa sentada. Para conseguir fazê-lo, terão de despender enorme esforço, a menos que usem a técnica indicada, cujo sucesso tem uma explicação simples: a melhor coordenação de esforços resultante de um ritmo bem estabelecido
    Para assistir a explicação deste truque em vídeo, clique em um dos links abaixo:

Baixa resolução

Alta resolução