Paranormalidade com números



Efeito

    O mágico faz circular pela platéia um bloco de apontamentos e uma caneta esferográfica e solicita a um espectador que escreva um número de três algarismos. Um outro espectador escreve outro número de três algarismos por debaixo do primeiro, um terceiro espectador escreve outro número de três algarismos por debaixo dos outros dois e, por último, um quarto espectador escreve outro número de três algarismos. O bloco é entregue a um quinto espectador a quem se solicita que proceda à adição dos números e escreva o total num pequeno cartaz.

Entretanto, o mágico não viu o que foi escrito. Encontra-se no lado oposto da sala, e pega noutro cartaz.

O mágico solicita ao espectador que fez a soma que se concentre no primeiro algarismo do total, simula concentrar-se para ler o pensamento do espectador e escreve o primeiro algarismo do total no seu cartaz. Isto repete-se para os restantes algarismos do total. No final ambos os cartazes são apresentados ao público e.... os resultados são iguais!!!

Para um efeito ainda mais surpreendente, o mágico pode escrever no seu cartaz o resultado final antes de por o bloco a circular pelos espectadores. Tapa o seu cartaz com um pano e, no final, revela os dois cartazes.


Execução

    Deve-se utilizar um bloco com cerca de 10 cm x 8 cm, com a junção articulada (argolas) e, na primeira página, forme uma soma de 4 números de três algarismos, colocando um embaixo do outro.

Exemplo

352
725
482
194

Estes números deverão ser escritos com uma caligrafia diferente um do outro para simular terem sido escritos por pessoas diferentes. Faça a soma e MEMORIZE o resultado. NÃO ESCREVA O TOTAL.   
    
Vire o bloco, abra-o como se fosse a primeira página e coloque quatro pontos em coluna e uma linha horizontal por baixo para indicar aos espectadores onde deverão colocar os números.  Assim:

.
.
.
.
____


Segure no bloco e abra-o na página que está com os pontos. Volte a capa para a parte de trás e aproxime-se de um espectador solicitando-lhe que escreva o primeiro número de três algarismos a seguir ao primeiro ponto.
O mágico retira-se para um canto da sala e espera que outros três espectadores (afastados uns dos outros) escrevam os quatro números. O último a escrever fecha o bloco e entrega-o ao mágico.
Ao receber o bloco, o mágico coloca-o bastante acima da cabeça para evitar ver o seu conteúdo, e entrega-o a um espectador afastado dos quatro que escreveram os algarismos. Ao entregar o bloco, o mágico vira-o o que faz com que o espectador o abra na página que contém os números escritos pelo mágico. Os espectadores que escreveram os números nunca desconfiarão que os números adicionados não foram os que eles escreveram.